quarta-feira, 26 de junho de 2013

Uranius Blues lança DVD na Confraria do Blues




Histórico
A história da Uranius Blues não inicia nos EUA, no início do século passado. Nenhum integrante da banda colheu algodão no Mississippi, nem migrou para Chicago. A história começa no sul do Brasil, na região metropolitana de Porto Alegre, e é protagonizada por cinco músicos apaixonados pelo som dos negros norte-americanos.
Nos anos 90, Tiago D’Andrea, Urânio Laureano e Paulo Barros integravam a Jeannie Magic Blues, inclusive tendo gravado um CD independente, intitulado “Waste of Time Blues” em 2000. Após o final desta banda em 2004, os integrantes Urânio, Tiago e Paulo formaram a Uranius Blues, que vem se apresentando desde 2007. Em 2010, a banda convidou o guitarrista Rafael Salib e, recentemente, o baixista Samuel Moraes para integrar a banda.
Estilo
O som da Uranius Blues é inspirado por todo o universo do blues, mas principalmente pelas gravações das décadas de 40 e 50, na América do Norte, fase que se caracteriza pelo início da eletrificação dos instrumentos, mas ainda com fortes elementos do blues rural, essencialmente acústico. A presença do piano e do sax é marcante na banda, remetendo também ao blues de New Orleans, onde esses instrumentos predominavam na linha de frente das bandas. A Uranius Blues preza por manter uma sonoridade autêntica blues, porém sem “datar” o seu trabalho. Acrescentando ainda o diferencial das letras em português na maioria das suas composições autorais.
A Uranius Blues identifica-se plenamente com o gênero musical norte-americano em diversos aspectos e, ao mesmo tempo, faz um elo de ligação entre o blues e a realidade sociocultural brasileira, sendo que isto se estabelece mais através das letras e da temática do que dos elementos musicais. Composições como: “Amor Infeliz”, “Ninguém me avisou”, “Girl Boogie”, “Blecaute”, “Beba com Moderação”, “Blues do Vaso”, entre outras, são apresentadas nos shows, intercaladas com temas clássicos de outros autores renomados no blues, como Howlin Wolf, Professor LongHair, Ray Charles, Doctor John, Muddy Waters, Freddie King, Robert Johnson.
Atividade
Em abril de 2012, a Uranius Blues finalizou seu EP de estreia, com quatro faixas, apresentando as primeiras gravações das composições da banda. Os shows de lançamento do EP ocorreram ao longo do ano de 2012 nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul.
Em outubro de 2012, a Uranius Blues trouxe o gaitista Ivan Márcio, de São Paulo, para uma série de shows no RS. O espetáculo, intitulado “Juntos no Blues” foi pensado como um show conjunto da Uranius Blues, mostrando o seu trabalho autoral, com o experiente harmonicista Ivan Márcio, mostrando seu trabalho de interpretação dos clássicos do blues. A turnê percorreu cinco cidades, trazendo visibilidade para a banda nos veículos de comunicação.
Em 2013 a banda está concretizando um novo projeto: o DVD “Uranius Blues Ao Vivo”. Este trabalho reflete o momento atual da banda e registra um show completo, em take único, com 15 músicas. O DVD está sendo lançado no primeiro semestre de 2013 através de uma turnê de shows pelo RS.
Integrantes
Urânio Laureano – Vocal e Sax Tenor
Tiago D’Andrea – Piano e voz
Rafael Salib – Guitarra e voz
Paulo Barros – Bateria
Samuel Moraes – Contrabaixo

Contato banda:
(51) 9696 0361 com Tiago – e-mail: tiagodandrea@gmail.com
Mais informações, músicas, fotos e vídeos: www.facebook.com/uraniusblues
www.soundcloud.com/uraniusblues

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Uma lenda do blues de Chicago EUA


Festival Chicago Connection estreia turnê 2013 no dia 11 de maio no CIC com o blues man Linsey Alexander, que vem ao Brasil pela primeira vez. No roteiro ainda São Paulo, Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul e Lages  

Há 50 anos Linsey Hoochie Man Alexander é peça importante no tabuleiro do blues de Chicago, tocando ao lado de B.B. King, Buddy Guy, Magic Slim, Little Milton, entre outros reis desse estilo musical. Ele vem para a primeira edição do Festival Chicago Connection, onde vai apresentar seu mais recente álbum Been there done that, gravado em 2012 pela Delmark, uma das gravadoras mais importantes do cenário do blues, e considerado o melhor CD de blues do ano passado.

No Brasil, acompanha o blues man uma banda com oito integrantes – sax, trompete, trombone, gaita de boca, piano, bateria, guitarra, baixo. O show de abertura  fica com Cristiano Ferreira & Trio, que desponta no cenário nacional e é uma referência no Sul do País quando se fala em blues.

Quase a totalidade das músicas apresentadas na turnê brasileira são de autoria de Linsey, mas ele já avisou que também vai incluir sucessos de B.B. King, Buddy Guy e Chuck Berry, como as cançõesSweet Home Chicago, Hoochie Coochie Man eMustang Sally. No playlist estarão as canções Been there done that, If You Ain’t Got It, My Days Are So Long, Raffle ticket, Bad man, I had a dream, Going to rain.


 A vitalidade é uma das características do blues de Linsey e suas letras estão baseadas nas experiências de vida, com um estilo bem próprio. Seu último disco, por exemplo, é o resumo de 50 anos de palco e toca, como destaque, na rádio Bluesville, de B.B.King. Linsey é presença frequente nos palcos das mais tradicionais casas de Chicago, como House of Blues, Kingston Mines e Blue Chicago.


FESTIVAL ITINERANTE - O Chicago Connection é um festival itinerante, que percorrerá algumas cidades do Brasil, trazendo sempre grandes talentos do blues que se destacam no cenário musical de Chicago. Além de Florianópolis, estão no roteiro São Paulo (14 de maio), Caxias do Sul (15), Porto Alegre (16) e Lages (18).                                                                                         


SERVIÇO

O quê – Festival Chicago Connection

Quando – 16 de maio, às 22 horas

Onde – Confraria do Blues no Sgt. Peppers

Quanto – R$ 30,00 (antecipado); R$ 40,00(na hora)

Na compra antecipada concorra a uma camiseta do festival. Sorteio no show.